Formação

Tamanho da Fonte: A+ | A-

Oferecemos cursos, palestras e consultoria nas diferentes áreas de Saúde e Educação. Confira alguns cursos de nossa programação:

  • Curso de Comunicação, Linguagem e Símbolos (16h)
  • Duração: 16 horas


    Resumo: este curso é totalmente prático e oferece aos participantes conhecimento sobre comunicação alternativa e sobre 3 softwares inclusivos que auxiliam na comunicação, alfabetização e na confecção de materiais com símbolos Serão explorados os recursos de acessibilidade do Windows e também será apresentado o uso de acionador e outros recursos para adaptar o computador.
    Os softwares que serão apresentados são da Wigit e da Imagina. O software Comunicar com Símbolos será disponibilizado para todos os participantes para teste por 15 dias e o Aventuras 2 por 8 horas.
    Todos os cursantes deverão trazer seu notebook ou netbook para as aulas práticas.

    Objetivo: Propiciar aos profissionais que lidam com pacientes e alunos que possuem distúrbios de comunicação uma oportunidade de trabalho que possa ampliar, estimular ou oferecer uma comunicação consistente e consequentemente uma melhoria na sua qualidade de vida.

    Público alvo: Professores e profissionais da área educacional, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e demais interessados no tema.

  • Curso de adequação postural (16h)
  • Duração: 16 horas


    Resumo: Um bom equipamento é fundamental para oferecer função a pessoas com deficiências. Saber prescrever adequadamente um recurso e ainda saber indicar com precisão as medidas adequadas é um desafio. Este curso foi programado para apresentar os recursos disponíveis no mercado de forma prática e dinâmica.
    Durante o curso os participantes vão descobrir que indicar uma cadeira de rodas vai muito além de conhecer as marcas existentes no mercado, mas exigem conhecimentos amplos em outros componentes fundamentais ao conforto e postura do usuário.

    Objetivo: Propiciar aos profissionais que lidam com adequação postural uma visão globalizada de conceitos fundamentais e essenciais para avaliação, prescrição, indicação e manutenção de suportes da postura assentada.

    Público alvo: Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, estudantes do último ano de fisioterapia e terapia ocupacional.

  • Curso de tecnologia assistiva (16h)
  • Duração: 16 horas


    Resumo: Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.
    Os Recursos podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, software e hardware especiais que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e motorizada, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
    Este curso apresenta de forma pratica os recursos e possibilidades para áreas como adequação postural, acessibilidades de grande porte, comunicação e acesso ao computador. É fundamental que os profissionais conheçam os recursos e ajudas técnicas disponíveis para que possam prescrever adequadamente e orientar seus pacientes/ alunos.

    Objetivo: Apresentar os conceitos básicos sobre tecnologia assistiva e suas aplicações. Introdução da tecnologia assistiva com apresentação de alguns recursos tecnológicos, propiciando reflexões sobre sua aplicabilidade no cotidiano do indivíduo.

    Público alvo: Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, profissionais que atuem na área escolar ou clínica com pessoas com deficiência, demais interessados em ajudas técnicas e tecnologia assistiva

  • Curso de Como lidar com comportamentos inadequados e desafiantes (16h)
  • Duração: 16 horas


    Resumo: Uma situação de crise é sempre traumática? Foi para responder esta questão e apresentar um controle de crise terapeutico que este curso foi desenvolvido. Muitas vezes lidamos com crises de comportamento e descontrole por parte de nossos pacientes/alunos com autismo e distúrbios de comportamento. Este curso oferece conteúdos teóricos para prevenção de cirses e práticas de controle terapêutica deste momentos de risco.

    Objetivo: Oferecer subsídios para uma compreensão dos comportamentos inadequados e apresentar uma metodologia eficiente para o tratamento de pacientes com esses distúrbios.

    Público alvo: Profissionais que atuem com pacientes ou alunos que possuem autismo, deficiência mental, síndromes ou distúrbios de comportamento

  • Treinamento intensivo em análise do comportamento – ABA (16h)
  • Duração: 16 horas


    Resumo: Podemos constatar pela extensa literatura que a análise do comportamento é a metodologia mais indicada para tratamento do autismo. Este curso oferece os conceitos básicos para iniciar um programa em A.B.A com foco no comportamento verbal e treino de habilidades básicas.

    Objetivo: Oferecer um treinamento intensivo em análise aplicada do comportamento para a equipe técnica, pais ou cuidadores, oferecendo subsídios para um melhor resultado no tratamento de pacientes com autismo, distúrbios de comportamento e deficiências múltiplas.

    Público alvo: Profissionais que atuem com pacientes ou alunos que possuem autismo ou distúrbios de comportamento.

  • Oficina de formação para construção de pranchas temáticas (invento e comunicar) (8h)
  • Duração: 08 horas


    Objetivo: construir de forma totalmente prática pranchas temáticas com o software Invento e Comunicar com Símbolos.

    Público alvo: profissionais que utilizem os softwares ou que queiram conhecer as aplicações dos mesmos.

  • Oficina de formação para construção de livros de histórias adaptados (invento) (8h)
  • Duração: 08 horas


    Objetivo: construir de forma totalmente prática livros de histórias adaptadas com o software Invento. Público alvo: profissionais que utilizem o software ou que queiram conhecer as aplicações do mesmo.

  • Oficina de formação para construção de cadernos temáticos (aventuras) (8h)
  • Duração: 08 horas


    Objetivo: construir de forma totalmente prática cadernos temáticos com o software Aventuras 2.

    Público alvo: profissionais que utilizem o software ou que queiram conhecer as aplicações do mesmo.



VAMOS ATÉ A SUA INSTITUIÇÃO - CURSOS PERSONALIZADOS

Disponibilizamos a nossa agenda de cursos no local de interesse, levando até a sua instituição a programação que mais se adequar às necessidades do grupo de acordo com as suas especificidades.

E você que é da área da Educação Especial ou tem interesse em ingressar nesta área venha compartilhar momentos de aprendizagem e conhecimento.